Ascenty celebra 15 anos com anúncio da construção de novo data center em São Paulo

Ascenty celebra 15 anos com anúncio da construção de novo data center em São Paulo
A Ascenty anuncia três novos data centers na Grande SP com investimento de R$ 1,8 bi, reforçando seu compromisso com inovação, nuvem e IA.

Com investimento de R$ 300 milhões, empreendimento fará parte de complexo tecnológico de 40 mil m2 da empresa na Grande São Paulo

Em 21 de junho, a Ascenty, joint-venture entre Digital Realty e Brookfield Infrastructure, completa 15 anos como líder no mercado latino-americano. A empresa comemora essa história anunciando a construção de um novo data center na região de São Paulo. Com um investimento de aproximadamente R$ 300 milhões, o SPO05 é o quinto data center da empresa na Região Metropolitana de São Paulo, em um campus que totaliza 47 MW e aproximadamente 40 mil m² de área total. O novo data center está preparado para atender clientes enterprise e hyperscale, com soluções em cloud e inteligência artificial – que demandam infraestrutura robusta para alto volume de processamento e transmissão de dados.

Como parte desse movimento, a empresa também anuncia o início do desenvolvimento das unidades SPO07 e SPO08, que passam a ser oficialmente estruturadas. O projeto reúne 40 MW de potência e tem investimento aproximado de R$ 1.5 bilhão para construção. Estes dois novos data centers serão implantados em um terreno de 47.430,16 m² adquirido em 2023, localizado em São Paulo. A iniciativa integra o plano de expansão da companhia, que agora passa a contar com 36 data centers – sendo 24 em operação e 12 em construção e/ou desenvolvimento.

“Temos visto clientes ávidos por espaço em nossos data centers para atender a demanda crescente por conectividade e infraestrutura, com a evolução tecnológica dos serviços digitais oferecidos à sociedade e a necessidade de conectividade robusta, de alta disponibilidade, atendimento de excelência e baixíssima latência”, explica Chris Torto, fundador e CEO da empresa.

A companhia inaugurará em breve também a operação de sua terceira unidade no Chile, o SCL03, reforçando ainda mais sua presença já estabelecida no mercado latino-americano.

15 anos de história

Fundada em 2010, a Ascenty completa 15 anos no mercado de data centers em junho de 2025. Desde 2018, é uma joint-venture da Digital Realty com a Brookfield Infrastructure. Com isso, reforçou seu capital para crescimento e se tornou a maior empresa de data centers e conectividade da América Latina. Os dados de 2024 comprovam isso: a empresa obteve um aumento de 54% de vendas enterprise, em comparação com o ano anterior, e incorporou 119 novos clientes, atendendo mais de 600 empresas de diferentes segmentos e tamanho. Este ano, para fortalecer ainda mais a operação na América Latina, a Ascenty realizou oito emissões de debêntures levantando um total de US$ 860 milhões.

“Como investidora de longo prazo, a Brookfield tem acompanhado de perto a evolução da Ascenty ao longo destes 15 anos, testemunhando sua transformação na maior empresa de data centers da América Latina. Nossa filosofia de investimentos, focada em ativos de infraestrutura essencial, com elevadas barreiras de entrada, fluxos de caixa estáveis e potencial de crescimento sustentável, encontra na Ascenty um exemplo claro de como a inovação e a excelência operacional se traduzem em criação de valor duradouro”, afirma Marcos Almeida, Head de Infraestrutura da Brookfield para a América do Sul.

A empresa atua de forma consolidada no mercado brasileiro e latino-americano, com uma operação robusta de data centers e conectividade carrier neutral – permitindo a interconexão com qualquer operadora ou uso de seus mais de 5 mil km de fibra óptica própria, idealizados e construídos desde a sua fundação para apoiar a conectividade de seus clientes.

Hoje, a Ascenty também oferece no Brasil o ServiceFabric®, plataforma de orquestração da Digital Realty, que apoia na conexão com outros mais de 500 data centers pelo mundo e atende às necessidades dos clientes por 100% de disponibilidade, baixa latência e descentralização da conectividade para apoiar sua resiliência de dados, garantindo que estejam sempre conectadas.

“Temos muito orgulho de ser parceiros da Ascenty e estamos confiantes em seu crescimento contínuo e na sua liderança cada vez mais consolidada como a principal plataforma de data centers da América Latina, afirma Andy Power, presidente e CEO da Digital Realty.

Líder no mercado brasileiro, a Ascenty possui data centers na Região Metropolitana de São Paulo (SP) e nos municípios de Campinas (SP), Jundiaí (SP), Paulínia (SP), Hortolândia (SP), Sumaré (SP), Vinhedo (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). Além disso, a empresa tem forte presença na América Latina, com operações locais em Santiago (Chile) e Querétaro (México), além de projetos em construção em Bogotá (Colômbia). Nestes mais de 245.000 m²  no total da Região, atende empresas de diversos segmentos, como varejo (Grupo GPA, Magalu, Marabraz, Renner e Riachuelo), setor automotivo (DPaschoal), alimentício (Madero, Vigor, Gomes da Costa), financeiro (Nubank, Stone, Sicoob), serviços de TI (Kyndryl, CI&T), conectividade (Vivo, Claro, Cirion, Starlink), provedores de nuvem (Nuv, CDN Star) e muitos outros.

Futuro com Inteligência Artificial

Para os próximos anos, o CEO da Ascenty reforça seu posicionamento otimista com relação ao desenvolvimento da empresa e das regiões nas quais a Ascenty atua. “Quando comecei minha carreira, lá em 1982, a internet já existia, mas ninguém falava dela. Só quando surgiram os browsers gráficos é que a internet decolou. Com a Inteligência Artificial é a mesma coisa, ela está há muitos anos presente no mercado, mas com o surgimento da nova forma de interagir que a Gen IA nos trouxe, houve uma explosão da IA. Isso é o futuro”.

O executivo acredita que IA vai modificar ainda mais a sociedade nos próximos anos. “Eu sei que vai, e a Ascenty está preparada para oferecer a infraestrutura adequada para que estas aplicações aconteçam, com data centers maiores, com viabilização da energia necessária e refrigeração adequada para apoiar a potência de um rack de IA, que é quase 10x o que o mercado está acostumado. Isso vai requerer muitos investimentos de nossa parte. E estamos preparados”, finaliza Torto.

Fonte: https://ascenty.com/blog/news-ascenty/ascenty-15-anos/

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