Conheça a história de sucesso da UPX


A UPX, empresa que oferece serviços de segurança e alta conectividade para empresas de todos os portes, em diversos segmentos, conta a seguir sua história de evolução, até chegar no resultado do desenvolvimento de tecnologias próprias para mitigação de ataques DDoS, resultando no reconhecimento do mercado e de profissionais da área como referência em segurança cibernética.

História da UPX

Informalmente, Bruno Prado, atual CEO da UPX, fundou a empresa na década de 90, nos primórdios da internet, fornecendo aluguel de bots (robôs) para rede de Internet Relay Chat (as famosas salas de bate-papo como mIRC e a Brasnet), e também fornecia um serviço para criação de salas de bate-papo em servidores privados. 

Em 2002, já com a empresa formalmente constituída, a UPX passou a fornecer uma solução de streaming, e foi a grande responsável por dar suporte a emissoras de TV e rádio que passaram a transmitir seus conteúdos pela internet, apoiando essas emissoras a darem visibilidade para os anunciantes das inserções de spots comerciais em sua grade de programação.

Posteriormente, a UPX entrou na área de conectividade e segurança cibernética, sendo uma das pioneiras no mercado brasileiro em Proxy reverso e CDN, posteriormente culminando na construção de um time de Engenharia e Segurança de TI dedicado, com um backbone robusto para proteger seus clientes de ciberameaças, com expertise na proteção de ataques de negação de serviço (DDoS).

Com o passar dos anos e com o crescimento da companhia, os negócios expandiram, mais colaboradores foram contratados e novas áreas foram surgindo. Atualmente são mais de 30 funcionários divididos pelas seguintes áreas: Financeiro, Recursos Humanos, Marketing, Comercial, Engenharia & Segurança e Desenvolvimento & Produtos. Hoje a UPX faz parte do portfólio de empresas da BBAR, family office, gerenciado por Bruno Prado e sua família.

Principal serviço: anti-ddos

Acompanhando as tendências do mercado e analisando novas áreas de atuação, a UPX enxergou grande potencial na área de redes corporativas e passou a oferecer proteção contra ataques de negação de serviço. O DDoS Defense tornou-se o principal serviço da companhia, que possui equipamentos e um time de especialistas altamente capacitados para fornecer uma solução de segurança robusta e confiável aos clientes, com atendimento 24/7 e mais de 99,9% de uptime SLA.

Em paralelo, a empresa disponibiliza uma plataforma completa em nuvem, agregando ainda mais valor para o serviço, oferecendo recursos de observabilidade. Por meio desta plataforma, o cliente tem acesso a diversas configurações adicionais, personalização de regras de segurança, relatórios e dados históricos, eventos importantes e muitas outras funções analíticas essenciais para as equipes de redes.  

Atualmente a UPX atende diversas empresas de Hosting, Datacenters, Provedores de Internet, Bancos e Instituições Financeiras. Por meio do DDoS Defense, milhares de ataques de negação de serviço são identificados e bloqueados mensalmente, dando tranquilidade para esses clientes, não afetando suas redes com indisponibilidade ou degradação da operação. Além disso, o DDoS Defense possui uma alta capacidade de mitigação contando com 92 Tbps, o suficiente para bloquear diversos ataques simultâneos de alta volumetria.

A UPX conta ainda com um backbone robusto e presença mundial. Ao todo são 17 centros de mitigação ao redor do mundo, fisicamente interligada em grandes IX do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Fortaleza e Salvador) e conectada aos Datacenters da Equinix (Miami e São Paulo) e Ascenty (São Paulo) e também possui cerca de 350 pontos de presença voltados a parte de performance/CDN, distribuídos globalmente.

Cases de sucesso na proteção de ataques DDoS

Primeiramente, a UPX se tornou especialista em proteção contra ataques DDoS por conta da própria infraestrutura ter sido alvo desse tipo de ataque no passado, antes de comercializar o serviço. “Após esses incidentes, enxergamos uma possibilidade no mercado para desenvolver uma solução própria, com a qual passamos a atuar majoritariamente”, conta Bruno.

“Ao longo dos anos, foi possível acompanhar algumas histórias interessantes de empresas que estavam sob ataque, com a rede indisponível, nos procurando para tentar solucionar o problema. Muitas dessas empresas chegaram até nós em estado crítico, sob risco de terem que fechar as portas por conta dos ataques fortes e contínuos, e a UPX conseguiu proteger essas empresas, evitando maiores danos”, comemora Bruno.

Confira o caso de um provedor que estava sendo atacado em um determinado dia da semana com certa recorrência, e ao investigarmos as ocorrências, foi possível identificar que se tratava de uma criança/adolescente que estava atacando a rede de uma escola, cliente desse provedor.

Há ainda alguns cases relevantes da EVEO (associada AbraCloud) e da HostDime em que o DDoS Defense foi implementado e trouxe melhorias essenciais para as empresas. 

O que significa fazer parte da AbraCloud?

Participar de uma associação como a AbraCloud permite que a UPX se conecte com outras empresas do setor de infraestrutura de internet. Isso pode levar a oportunidades de colaboração, compartilhamento de melhores práticas e até mesmo parcerias de negócios. Entre as principais vantagens que exploramos e pretendemos explorar ainda mais no grupo, podemos destacar o networking, além de transmitir a importância das empresas estarem com suas redes protegidas, possibilitando gerarmos novos parceiros de negócio através da associação.

Conheça os serviços da UPX: https://upx.com/